Horário de atendimento da bioquímica
  • clockSeg-Sex 07:00 – 16:00
    Sábados de 07:00 ás 10:00
    Saturday 08:00 – 18:00
Informações sobre agendamento
Pergunte ao Bioquímico

    user-3
    email-2
    smartphone

    Sobre Setor Técnico

    O setor de bioquímica é o local onde são realizados exames que investigam o funcionamento dos processos metabólicos do organismo. Em outras palavras, mede e expressa quimicamente as alterações normais e patológicas. É um dos setores do laboratórios de análises clínicas da área técnica que mais aproveita o avanço tecnológico para conseguir precisão em seus exames.

    Neste local, utiliza-se tubo primário com identificação por código de barras, analisadores multicanais com sistema de acesso randômico, controle de qualidade incorporado com gráfico de Levey-Jennings e regras de Westgard para assegurar a integridade dos resultados.

    As principais dosagens são glicose, colesterol total e frações, triglicérides, ácido úrico, uréia, creatinina, proteínas, enzimas, eletrólitos, exames função hepática e de função cardíaca, entre outros.

    Para cada dosagem, é estabelecida uma metodologia. Veja um exemplo de análise de Cálcio Iônico (determinação direta mais rigorosa para refletir com segurança o cálcio livre). Além de estabelecer a metodologia e os valores para referência, o setor coloca dados para orientação clínica:

    Como dentistas, acreditamos que prevenir é sempre melhor do que remediar e sempre irá encorajá-lo e ajudá-lo a cuidar de seus dentes para que você não desenvolva cáries dentárias em primeiro lugar. Se você tiver cáries e precisar de um recheio, recomendamos recheios brancos como uma boa solução estética e funcional.

    Por que obturações dentárias são importantes

    Os pacientes frequentemente apresentam cáries dentárias devido a hábitos nutricionais inadequados, cuidados bucais inadequados em casa ou fatores genéticos que levam a muitas cáries. Antes de criar um plano de tratamento, o dentista revisará extensivamente o histórico médico do paciente e sua rotina diária em esforços para detectar quaisquer problemas subjacentes, como doenças médicas que podem ser a razão para a formação exagerada de cárie. De acordo com as informações coletadas, um curso de tratamento adequado é escolhido, incluindo materiais odontológicos adequados mais benéficos para as necessidades individuais de cada paciente.

    O procedimento de preenchimento de dente

    Embora cada procedimento varie sutilmente, existem algumas diretrizes básicas para o tratamento de cáries e são seguidas por todos os profissionais da odontologia.

    • O paciente é anestesiado com anestesia local, como Carbocaína para procedimentos curtos, Lidocaína para sessões de média duração e Marcaína para restaurações múltiplas. Pacientes com sentimentos de ansiedade podem receber óxido nitroso (gás hilariante) durante o tratamento. Apenas em casos extremos, o paciente recebe sedação IV ou anestesia geral e pode ser encaminhado para um ambiente odontológico mais adequado, como um hospital.
    • A área a ser tratada é protegida por lâmina de látex que protege o dente e o mantém seco durante o procedimento. Também evita que os detritos entrem na região oral, mantendo o paciente confortável. Para obturações múltiplas, quando o tratamento pode exigir um longo período de tempo, um bloco de mordida é usado para ajudar o paciente a manter a boca aberta em uma posição relaxada, sem qualquer tensão nos músculos da mandíbula.
    • No caso de restaurações compostas, a cor é escolhida para imitar a aparência da dentição circundante.
    • A deterioração é removida usando uma peça de mão de alta velocidade, peça de mão de baixa velocidade, laser ou a combinação dos três dispositivos. A superfície preparada pode ser gravada com uma solução apropriada para remover quaisquer bactérias remanescentes e criar uma camada porosa para fins adesivos. Material de amálgama ou resina é colocado em pequenos incrementos usando instrumentos manuais. A superfície de mordida é então verificada e ajustada conforme necessário.

    A colocação de preenchimento é necessária para tratar cáries e prolongar a longevidade dos dentes naturais. Com a tecnologia de hoje melhorando continuamente, novos métodos são desenvolvidos para beneficiar os pacientes e garantir sua saúde bucal positiva por toda a vida.

    Se a cavidade não for reparada, esta cavidade continuará a se expandir, eventualmente entrando em seu canal nervoso. Isso pode ser extremamente doloroso. No entanto, também pode causar problemas graves, como abscesso ou infecção. A substituição de obturações antigas ou a fixação de dentes lascados também podem ser necessários. A razão mais importante para consertar sua cavidade logo no início é evitar um tratamento de canal doloroso e caro.

    Doloremque nihil sed ratione ipsa molestiae maxime necessitatibus dolorem in, quasi delectus minima tempora! Tempora quo beatae, id temporibus est sint veritatis suscipit ullam ipsa facilis, sunt dignissimos, perferendis placeat, reiciendis quos ad officia mollitia velit explicabo? Illum nobis minus, doloremque tempore animi tenetur, harum sint quas voluptatum neque tempora dolorum laborum nisi suscipit vel nesciunt, fuga eos iusto maiores corrupti quaerat, deserunt modi culpa totam? Iure voluptates esse, laborum quos similique accusamus neque corporis reiciendis saepe.

    Nulla, ab quis perferendis tempore natus soluta, saepe, ullam ducimus at dignissimos nihil maiores! Perspiciatis pariatur itaque id sunt perferendis veritatis, adipisci quam voluptatum facilis. Similique saepe aspernatur cumque esse.