Entenda por que a vacinação é essencial para a prevenção da meningite
Recentemente, a mídia tem noticiado muitos relatos de surto da meningite, uma situação preocupante que pode ser evitada com um cuidado simples: a vacinação. Conheça melhor a doença e entenda por que é tão importante vacinar seus filhos.
O QUE É MENINGITE?
QUAIS SÃO AS CAUSAS DA MENINGITE?
A meningite pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e parasitas. Além disso, a meningite também pode ocorrer devido a processos inflamatórios causados por câncer, doenças autoimunes como lúpus e, ainda, em reação ao uso de medicamentos.
QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS PARA A MENINGITE VIRAL?
As meningites virais causadas pelo vírus da gripe não possuem tratamento, mas se resolvem com o tempo, apenas com o acompanhamento dos sintomas. A meningite por herpesvírus, por outro lado, pode necessitar de tratamento com antivirais.
QUAIS SÃO OS TIPOS MAIS COMUNS DE MENINGITE?
QUAIS SÃO OS TIPOS MAIS COMUNS DE MENINGITE?
As meningites bacterianas são as de maior importância devido à possibilidade de causar surtos, como tem sido relatado recentemente. Além disso, as infecções por bactérias podem evoluir para quadros mais graves e até mesmo levar ao óbito.
Dados do SinanNet mostraram que, no período de 2007 a 2020, o agente que mais causou meningite foi a bactéria Neisseria meningitidis (meningococo). Desta, os sorotipos mais frequentes são A, B, C, W e Y. Foram relatados:
- 811 casos de sorotipo C;
- 662 casos de sorotipo B;
- 815 casos de sorotipo W;
- 215 casos de sorotipo Y.
Nesse período, a taxa de letalidade dos casos foi entre 20 e 24%, resultando em 5.581 óbitos.
COMO PREVENIR A MENINGITE?
Devido ao grande número de agentes causadores e aos possíveis tratamentos, a identificação do patógeno e a prevenção da doença são essenciais. Nesse sentido, a vacinação contra o meningococo é um dos meios mais confiáveis de prevenção.
QUAIS SÃO AS VACINAS CONTRA A MENINGITE DISPONÍVEIS NO SUS?
Sete vacinas recomendadas na prevenção da meningite estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS): BCG, Penta, Pneumocócica 10-valente, Pneumocócica 23-valente, Pneumocócica 13-valente, Meningocócica C e Meningocócica ACWY.
A Meningocócica C protege contra o sorotipo C e está disponível para crianças de até 10 anos. Conforme explicado, observa-se que esse é o sorotipo mais frequente nos relatos do SinanNet.
A vacina ACWY está disponível para crianças de 11 e 12 anos. No entanto, adolescente de 13 e 14 anos também podem se vacinar até junho de 2023.
QUAIS SÃO AS VACINAS PARTICULARES CONTRA A MENINGITE?
O sorotipo B é segundo tipo mais frequente nos relatos de infecções, mas a vacina contra esse tipo ainda não entrou no calendário de vacinas do SUS. Assim, muitos pais optam pela vacinação de crianças de 3 meses em diante nos laboratórios e clínicas particulares, com vacinas para o sorotipo B e a ACWY.
QUANTAS DOSES DA VACINA CONTRA A MENINGITE SÃO INDICADAS?
A quantidade de doses e o intervalo entre as doses dependem da idade com a qual a criança iniciar o esquema vacinal.
A proteção de bebês e crianças com a vacinação é essencial para a tranquilidade nos pais e para evitar surtos de meningite, como vem sendo relatado em alguns municípios de Minas Gerais.
A quantidade de doses e o intervalo entre as doses dependem da idade com a qual a criança iniciar o esquema vacinal.
VACINE SEUS FILHOS CONTRA A MENINGITE NO LABORATÓRIO SÃO PAULO.
Entre em contato e agende as vacinas dos seus filhos com todos o carinho e cuidado que eles merecem!
O Laboratório São Paulo conta com uma equipe especializada no atendimento infantil, além de um ambiente decorado especialmente para eles, com máscaras de heróis e muitos outros detalhes pensados para encantar. Outro cuidado especial é a utilização da “abelhinha da vacina”, que ajuda a reduzir a dor local durante a aplicação.
Entre em contato e agende as vacinas dos seus filhos com todos o carinho e cuidado que eles merecem!