A sepse é um conjunto de manifestações graves resultante de uma infecção microbiana. Estas ocorrências são respostas excessivas que podem ter um foco infeccioso definido ou generalizado.
Em uma tentativa de combater e eliminar a infecção, o organismo provoca uma resposta por meio de inflamação e quando esta compromete o funcionamento de vários órgãos pode levar a falência de múltiplos órgãos.
É importante que as instituições de atendimento médico-hospitalar tenham protocolos de atendimento a pacientes com suspeita de sepse, pois o tratamento precoce pode resultar na melhora da evolução do caso. A conduta adequada aumenta a sobrevida do paciente, uma vez que a taxa de mortalidade aumenta a cada hora de tratamento inadequado.
Diagnosticar rapidamente o patógeno e seus possíveis genes de resistência por meio de painel molecular é um excelente método para apoiar os profissionais de saúde na conduta adequada. Um diagnóstico preciso tem impacto direto no tratamento, reduzindo a mortalidade, minimizando a toxicidade dos medicamentos, diminuindo os custos com antibióticos e encurtando o tempo de internação.
Assim, o Painel FilmArray® Blood Culture Identification (BCID) é uma tecnologia avançada de diagnóstico que utiliza a reação em cadeia da polimerase (PCR) para realizar a detecção rápida, automatizada e precisa de patógenos e genes de resistência a antibióticos associados com infecções da corrente sanguínea a partir de uma garrafa de hemocultura positiva.
O laboratório São Paulo oferece este painel Filmarray®, código PFILSP, para diagnóstico de agentes causadores de sepse aos seus clientes com o compromisso de diagnóstico preciso e rápido.
O Painel FilmArray PFILSP apresenta 43 alvos para:
Bactérias – Gram + : Enterococcus faecalis, Enterococcus faecium, Listeria monocytogenes, Staphylococcus spp., Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus lugdunensis, Streptococcus spp., Streptococcus agalactiae, Streptococcus pneumoniae e Streptococcus pyogenes;
Bactérias – Gram – : Acinetobacter calcoaceticus-baumannii complexo, Bacteroide fragilis, Enterobacterales, Escherichia coli, Klebsiella aerogenes, Klebsiella oxytoca, Klebsiella pneumoniae, Proteus spp., Serratia marcescens, Haemophilus influenzae, Neisseria meningitidis, Pseudomonas aeruginosa e Stenotrophomonas maltophilia;
Leveduras: Candida albicans, Candida auris, Candida glabrata, Candida krusei, Candida parapsilosis, Candida tropicalis e Cryptococcus (C. neoformans / C. gatti);
Resistência a antibióticos: IMP, KPC, OXA – 48 – like, NDM, VIM, mcr-1, CTX-M, mecA – methicillin resistance, MRSA e vanA/B – vancomycin resistance
O resultado do painel de sepse é liberado em até 2 horas após entrada da amostra no setor de Biologia Molecular.
As formas de pagamento podem ser negociadas junto ao setor comercial pelo telefone (31) 2126-0145.